Subscribe Twitter

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Tentação de pintar o cabelo de ruivo! Será que devo?



Cor do momento, o cabelo ruivo inspira mulheres a serem mais ousadas. Para um visual impecável, aprenda a colorir, manter o tom e dar brilho aos fios. Para as moderninhas atuais, o vermelho deve ser seguido de uma pitada de glamour, altas doses de shampoos com proteção solar, leave-in para hidratar e, quem sabe, uma boa e velha franja para arrematar o estilo.

O que é raro sempre deixa o seu diferencial e chama a atenção. E o cabelo ruivo naturalmente é raros, e por isso chama bastante atenção e é realmente lindo e querido por quem quer se diferenciar da grande massa nas cores de cabelo.
Quando optamos por tingir o cabelo de ruivo há pessoas que pensam que o tom combina mais com as peles bem claras, mas na realidade o cabelo ruivo fica muito bem também em pessoas morenas, negras e em orientais, variando apenas a intensidade e a cor do vermelho.
As profissionais da beleza sabem que essa é uma cor bastante versátil e que os cabeleireiros podem usar e abusar para transformar radicalmente o visual das pessoas, além disso, o ruivo é uma cor muito usada no inverno, e está em alta para a moda desse ano.
Como deixar o cabelo ruivo
Se você pensa em ficar ruiva ou fazer mechas é um bom momento, pois existem tonalidades que sempre estão na moda e o ruivo é uma delas. Use sempre uma tintura de boa qualidade, hoje em dia já temos tintas profissionais sendo vendidas em perfumarias. Elas dão uma cor bastante duradoura, cobertura de qualidade, inclusive para os cabelos brancos mais chatinhos e resistentes á coloração, e até tratam enquanto tingem os fios.

Quando for tingir os cabelos para tons de ruivo aplique a nuance nos cabelos limpos, para que a tintura aja perfeitamente, a dica é que você poderá deixar a raiz meio suja após a lavagem, para evitar irritação em seu couro cabeludo. A sujeira age como uma capa protetora do couro cabeludo para que a química não entre em contato direto com a pele.
Deixe agir de acordo com o tempo indicado na embalagem, e enxágue o produto, use um condicionador e depois um leave-in para deixá-lo desembaraçado e protegido. Não utilize shampoo anti resíduo nessa lavagem, pois a tinta vermelha desbota bastante e ela já começará a desbotar nesse momento, tente preservar a cor.
Como manter o cabelo ruivo
Quem já pintou o cabelo de vermelho sabe que com menos de 10 dias já dá para notar que os fios não estão tão vermelhos assim. Isso porque é uma tinta e ela sai nas lavagens tanto quanto as outras, mas pela cor se destacar o desbotamento fica bem mais visível. Em algumas semanas o fio fica cobre, depois com nuances douradas até que sai completamente.
Para manter os cabelos ruivos use produtos especiais para cabelos tingidos, pois eles ajudam a manter a cor e os fios ficarem hidratados e desembaraçados. No momento de tingir procure usar um gel protetor para passar na pele perto de onde a tinta entrará em contato, com a testa, o pescoço, a nuca e as orelhas.
A tinta vermelha tende a manchar a pele e esta é bem difícil de tirar e costuma demorar alguns dias para sair por completo, mas já há produtos removedores de tinta de cabelo. Estes são vendidos em perfumarias e lojas que de produtos para cabeleireiros.
Caso você não encontre, pode improvisar usando um creme hidratante para o corpo. Se ainda assim você ficar manchada com a tintura vermelha, aplique nos locais mais visíveis água quente ou acetona para amenizar a aparência.
Cuidados com o cabelo ruivo
Tanto para quem tem cabelo ruivo natural como para quem não tem, cuidar dos fios é importante sempre e uma dica é fazer uma hidratação semanal ou no máximo quinzenal. O cabelo tingido de ruivo deve ser hidratado, pois essa é uma tinta que têm muitos pigmentos e faz com que o cabelo fique mais ressecado.
Faça uma hidratação nos cabelos toda semana e reveze as máscaras de hidratação com as de reconstrução, deixe que o produto consiga agir de acordo com o tempo indicado na embalagem. Use o produto apenas no comprimento para que você não fique com a raiz do cabelo oleosa e faça massagem, mecha por mecha, para que ele aja realmente penetrando nos fios.
É interessante usar uma máscara de hidratação rápida, essas que agem em apenas alguns minutos no lugar do condicionador, para ajudar a manter os fios saudáveis. Se o seu cabelo tiver outro tipo de química, como alisamento ou escova progressiva, os cuidados devem ser redobrados.
Procure aparar as pontas dos cabelos de três em três meses para que elas não fiquem secas e nem e acabem como pontas duplas.
Use um bom reparador de pontas, mas apenas algumas gotinhas para que o cabelo não fique com aparência de sujo. Lave os cabelos com água morna ou fria, pois a água quente fará com que o seu cabelo desbote ainda mais rápido. Além disso, usar água fervendo na lavagem dos cabelos pode estimular as glândulas sebáceas e deixá-los com a raiz mais oleosa, também poderão ficar mais elétricos.
A água morna a fria fecha as escamas do cabelo e o deixa mais brilhante e com menor oleosidade. Então sempre que for possível, controle a temperatura da água do seu banho, já que a água quente demais também não faz bem para a pele.
Quando for sair ao sol, seja praia, piscina ou no dia a dia mesmo não dispense o protetor solar especial para cabelos, especifico para os fios, e não estamos falando aqui daquele usado na pele. Ele vai evitar as agressões dos raios solares, da salinidade da água do mar ou do cloro da piscina, mantendo a cor e a saúde dos fios.
Assim como os condicionadores, cremes e cia, não é indicado que o protetor solar seja aplicado na raiz, pois pode deixar o folículo dos cabelos obstruído, ocasionando a queda e a caspa. Para quem tem os cabelos ruivos naturais ou tingidos outra boa pedida é usar um creme noturno nas pontas que agirá enquanto a pessoa dorme, deixando o cabelo mais hidratado e emoliente.
Outra dica prática é usar ampolas de hidratação instantânea. Estas são de baixo custo e agem em alguns minutos, deixando o cabelo mais vivo e sem ressecamento. Há boas opções de várias marcas, tanto as que são vendidas em farmácias quanto outras que são de uso profissional.
Para quem tem apenas mechas ruivas os cuidados também devem ser intensificados para que o cabelo continue bonito e com saúde. Os cabelos ruivos naturais também devem ter atenção especial, já que assim como os loiros, os danos nesse tipo de cabelo são mais evidentes que nos escuros, por exemplo. Por isso, o ressecamento e a quebra devem ser evitados ao máximo.
Se o cabelo ruivo é a sua praia, aproveite, pois ele está super em alta.


0 comentários:

Enviar um comentário